O FETEAG foi criado em 1981 com o objetivo específico de promover a inclusão teatral de jovens estudantes da rede de ensino da cidade de Caruaru, estimulando a prática e o estudo do teatro no âmbito escolar, como ação complementar da política de iniciação e sensibilização desenvolvida pelo TEA - Teatro Experimental de Arte. Nos 39 anos de atividades do FETEAG já passaram pelos seus palcos mais de 900 espetáculos, atingindo um público total de mais de 200.000 mil pessoas. Atualmente, o FETEAG apresenta uma grade expandida e formada por dois núcleos, estudantil e profissional, que dialogam entre si de forma transversal, promovendo uma permanente troca de saberes.
O Festival têm contribuído para a iniciação e formação de artistas no estado de Pernambuco e particularmente na cidade de Caruaru, considerando que mais de 90% dos artistas atuantes na Cidade iniciaram suas carreiras participando das atividades do FETEAG ou das oficinas de iniciação teatral promovidas pelo TEA, espaço este que tem se constituindo, inexoravelmente, em um local de resistência para a cultura e a arte no Estado.
Sobre as ações de cada núcleo, podemos destacar: Estudantil: • Mostra de espetáculos, que se configura como ação fundamental para a manutenção da atividade teatral em Caruaru, contribuindo para a renovação de platéia e para despertar novos talentos para a cena, que constituem elementos fundamentais para a consolidação de uma política de auto-sustentabilidade para as produções locais; • Ações formativas, com a realização da Mediação Cultural, cuja ação está voltada ao alunado da rede pública de ensino de Caruaru. Com esta ação, busca-se despertar a atenção e sensibilizar os jovens estudantes, ampliando a possibilidades para uma melhor e maior recepção das obras a serem apresentadas.
Profissional: • Mostra de espetáculos, que se configura como uma importante ferramenta de atualização do fazer artístico e de estímulo a profissionalização, além de proporcionar experiências únicas para o público, já que muito desses espetáculos dificilmente circulariam pelo interior de Pernambuco sem a iniciativa do FETEAG; • Atividades formativas como a realização de oficinas, residências e workshops, que buscam contribuir com a profissionalização do artista de teatro do interior de Pernambuco.