top of page

2017

 "RESISTIR"
                                                                   
 Ao completar 36 anos de existência, nada mais coerente e oportuno do que falarmos de resistência. Resistir sempre, esse é o motivo de nossa fé, contra os modelos que nos encaixotam, que empobrecem as relações e que estimulam e sistematizam as segregações e os preconceitos. Vivemos tempos difíceis, em que o Brasil atravessa uma
grande crise ética, política, financeira e social. Mas também um momento oportuno para se construir novas relações pautadas no respeito às diferenças e no reconhecimento histórico das desigualdades. Nesse contexto, o FETEAG apresenta em sua edição 2017 o tema “Africanidade”, em diálogo com as inquietações que mobilizam
nossa sociedade. Pautar um assunto tão complexo e visceral como esse requer coragem para tocar em nossos próprios preconceitos e desafiar nossos limites de compreensão da dor do outro e de cada um. “Africanidade” também é uma reverência à ancestralidade presente na nossa formação, com toda a sua potência, beleza e alegria.
Sejam todos bem-vindos!

A edição 2017 do FETEAG contou com o Seminário: Africanidades, Cultura e Resistência, onde foram debatidos os temas: “História da África: A História Negra Resiste” com os palestrantes Prof. e Doutorando Aristóteles Veloso e Profa. Joana Figueiredo (Sec. Adjunta da Sec. de Pol. p/ Mulheres) e a mediadora Maria Patrícia da Silva (Projeto Adoção de Presos da Asces); “Brasil Afrodescendentes: Os Direitos do Povo Negro a as Dívidas Históricas" com Dr. Anderson Carvalho e Prfa Lucimary Passos e a mediadora Profa Joana Figueiredo (Sec.-adjunta da Sec. de Pol. p/ Mulheres);  “Religiões de Matrizes Africanas: Ancestralidade e Resistiencia" com  o Babalorixá Ivan Ty Àira, Ekedy Layze D ́Logun Edé (Assessor da Igualdade Racial da Sec. de Des. Social e Dir. Humanos da Prefeitura de Caruaru) e o Ogan Huntó Reiner e a  mediadora - Profa Lucimary Passos;  “Afrodescendentes nas Mídias e nas Producões Artísticas: com  Chris Mendes (Cantora e Assessora de Promoção da Igualdade Racial da Sec. de Pol. p/ Mulheres da Prefeitura de Caruaru), Renata Araújo (Jornalista, Youtuber) e Raquel Santana (cantora e feminista negra) e o mediador Gabriel Sá (cantor, ator e produtor cultural); e “Lutas Contra o Racismo" com a Profa. Teresa Raquel (Pedagoga e Pesquisadora) e a Profa. e Doutoranda Michele Guerreiro e o mediador Prof. José Laércio Ramos (SEDUC).  

 

A edição contou ainda com as oficinas: "A Busca pela Descoberta de uma Ancestralidade Teatral" ministrada por  Agri Melo/PE; "A Oralidade como Base Educacinal" ministrada por François Moïse Bamba/BFA; e "Descobrindo a Estética do Teatro do Oprimido" ministrada pelo Coletivo NEXTO/PE, além do  "Encontro com Alunos dos Cursos de Licenciatura em Teatro e Dança da UFPE com os artistas Faustin Linyekula (RDC), François Moises Bamba (BFA)", mediado pelos  Profs Drs Luís Augusto Reis e Igor de Almeida.

CONTATOS

Rua Carlos Laet, 352

Indianópolis, Caruaru - PE

CEP 55026-145

Telefone: (81) 9 9964 2555

Email: feteag.pe@gmail.com

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Whatsapp
  • Instagram
  • Youtube
bottom of page