DSC_0168_edited.jpg

DIÁLOGOS ENTRE ARTE E ECOLOGIA

o pensamento-ação ocidental e colonial que fragmentou corpo

Sobre o desempenho

 

A aceleração do Antropoceno intensificou as mudanças climáticas e seus consequentes acontecimentos extremos, no planeta, como secas, queimadas, inundações e ondas de calor. Este estado catastrófico é a corporificação do pensamento-ação ocidental e colonial que fragmentou corpo, mente e ambiente e apreendeu o mundo através de uma relação de poder que coisifica, homogeneiza e explora corpos e territórios. 

 

Ao separar corpo e ambiente, o conceito ocidental do humano cultivou relações de poder entre humanos e não-humanos, entre norte e sul global, gerando uma insustentável exploração da matéria. Este modelo de vida, almejado por muitos e alcançado por poucos, divide populações, territórios e países, através de um jogo político, em que poucos são os detentores do poder e muitos os que sofrem com as consequências do colapso ambiental. 

 

Em meio ao caos, a crise ambiental é queda e finitude, mas também pode ser começo, indicando caminhos de transformação para uma nova compreensão de mundo. Nesta travessia, que precisa ser enfrentada com urgência, a obsessiva busca pela essência das coisas ou pela imutabilidade é dissolvida, desterritorializando saberes.

 

Guiados pela fissura e irreversibilidade do tempo, fazedores da arte e ecologia entrelaçam seus saberes e metodologias, aproximando estratégias, a fim de revelar conflitos socioambientais de territórios e propor relações de afeto entre corpo e ambiente. Nas artes, a necessidade de justiça climática e as trocas com os saberes ecológicos não se resumem às temáticas das criações, pois transformam os modos do artista perceber e se relacionar com o mundo, gerando transformações  compositivas e poéticas assim como na linguagem artística. 

 

O Feteag - Festival de Teatro do Agreste, com o objetivo de ampliar a discussão sobre o fazer artístico e ao mesmo tempo em sintonia com questões urgentes que se apresentam no momento presente, abre uma nova trincheira de resistência, diversa e múltipla, tendo como foco a questão ambiental. Durante o mês de setembro, realizaremos o webinário DIÁLOGOS ENTRE ARTE E ECOLOGIA, no qual será um webinário com agentes culturais que desenvolvem projetos que conectam arte e meio ambiente.

 

Esta roda de diálogos teve como impulso a montagem do espetáculo Gala, criado pelo coreógrafo e ambientalista francês Jérôme Bel, que irá compor a grade de programação da edição do FETEAG 2021. Através do webinário DIÁLOGOS ENTRE ARTE E ECOLOGIA busca-se promover um encontro entre artistas e pensadores/as acerca de temas que atravessam suas realidades locais e regionais e de como suas criações são afetadas.

Participantes

AGENDA

 

Dia 09/09/21 às 20h

Mesa 1. O fim do mundo é aqui e agora! 

Participantes

Elizabeth Doud (Flórida-USA)

Ziel Karapotó (São Sebastião-AL / Camaragibe-PE)

Dia 16/09/21 às 20h

Mesa 2. Entre rios e afetos

Participantes

Participantes

Alexandre Henrique (Caruaru-PE)

Zé Bueno (São Paulo-SP)

Dia 23/09/21 às 20h

Mesa 3. Modos de refazer futuros

Participantes

Participantes

Alexandre Henrique (Caruaru-PE)

Zé Bueno (São Paulo-SP)

NA MÍDIA

 

2021: Festival de Teatro do Agreste abre sua edição de 2021 com conversas online
Jornal do Commercio

2021: Webinário abre comemoração dos 40 anos do FETEAG

Espiaqui

2021: Webnário abre Festival de Teatro do Agreste de 2021

Agenda Cultura Recife

2021: Completando 40 anos, o FETEAG realiza a 30ª edição com o tema “Diálogos entre arte e ecologia”

Blog do Mário Flavio

  • YouTube

PARCERIA

211004_FTG_3l-branca_2x.png

APOIO

211004_FTG_3l-branca_2x.png
211004_FTG_3l-branca_2x_edited.png
211004_FTG_3l-branca_2x_edited.png

PATROCÍNIO

211004_FTG_3l-branca_2x.png

REALIZAÇÃO

211004_FTG_3l-branca_2x.png

REALIZAÇÃO

Teatro Experimental de Arte
Rua Carlos Laet 352, Indianópolis
Caruaru - PE
CEP 55026 -145

+55 81 999642555
teateatro.caruaru@gmail.com



SOCIAL

 

  • YouTube - Círculo Branco
  • Twitter - Círculo Branco
  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • Whatsapp