
GALA
Jérôme Bel [FRANÇA]
Mostra Presencial
Sobre o desempenho
Impulsionado pela experiência de workshops realizados com amadores, Jérôme Bel procurou estabelecer um quadro flexível para viajar e que pudesse dar origem a uma grande variedade de formas. Ele queria que fosse acessível a amadores de todos os horizontes e que lhes proporcionasse a oportunidade de dar tudo de si e tornar o projeto seu. Ao fazer isso, ele aproveitou a experiência teatral mais “comum”: a gala, um evento festivo, uma reunião de grupo, abrangendo shows de fim de ano e apresentações amadoras. Em seguida, ele subverteu o gênero para abranger diferentes estilos e fragmentos de histórias, o que iria construir um inventário de uma dança ‘sem qualidades particulares’ e trazer à tona todas as relações possíveis que são exclusivas do corpo e da voz. O que é que nos faz dançar? Como podemos assistir a uma dança que pode ser frágil e precária, sem nos entregarmos a noções de julgamento, como ‘bem feito’ ou ‘mal feito’?
O resultado é um baile de gala pequeno, remendado, atravessado por momentos de reflexão, como galerias de retratos vivos.
créditos
Concepção: Jérôme Bel
Assistente: Maxime Kurvers
Assistentes encarregados da reencenação: Francini Barros, Marianne Consentino e Henrique Lopes
Por e Com: Camila Riff, Clara Ananda Ramos, Dante Leonel, Dielson Pessoa, Flor Galindo Nascimento, Gheuza, Iara Izidoro, Heitor Miranda, Jeanne Duarte, John Lopes, Jonas Alves, Luiz Diego Garcia, Malena Mutzenberg, Malu Freitas, Marcelo Fernando da Silva, Marcelo Sena, Marcos Gabriel Santos Pacheco de Lima, Natalia Loose, Rodrigo Felix e Wanderson César
Figurinos: os/as dançarinos/as
Assessoria Artística e Direção Executiva: Rebecca Lee
Diretor de Produção: Sandro Grando
Assistência Técnica: Gilles Gentner
Produção Local: Fábio Pascoal
Operação de Luz: Natalie Revoredo
Operação de Vídeo e Aúdio: Arthur Marinho
// RB Jérôme Bel é apoiado pela Direction régionale des affaires culturelles d’Ile-de-France, Ministério da Cultura da França, pelo Institut Français Paris, Ministério das Relações Exteriores da França, para suas viagens internacionais e pelo ONDA - Office National de Diffusion Artistique - para suas viagens na França.
// Por questões ecológicas, a empresa RB Jérôme Bel não viaja mais de avião.
NA MÍDIA
2021: Jérôme Bel GALA
2019: Jérôme Bel presents Gala and Company, Company
2017: Gala , na encruzilhada entre o instante coreográfico e a galeria de retratos
2016: De Paris para SP: Jerome Bel coloca minorias para brilhar em “Gala”
CRÍTICAS
"Sobre GALA"
“A simplicidade é o último grau da sofisticação”
"Dialogismo dos Corpos"
"Um espetáculo que nos obriga a rever nossos modos de inserção no mundo e a olhar o outro com generosidade."
Silvana Meireles
Secretária Executiva de Cultura/PE